Procedimentos e metodologia dos 5S




Procedimentos e  metodologia dos 5'S



Continuando com a proposta do que foi apresentado na reunião geral de Agosto, ocorreram reuniões com cada equipe dos setores de Calha, Expedição, Corte, Preparação, Almoxarifado, Marcenaria e Portaria durante o mês de Setembro.

Todas reuniões iniciavam com a abordagem da metodologia dos 5'S e após, a elaboração dos procedimentos, sua escrita, formatação, sugestões de ideias e sanando dúvidas. Conduzida por Emmanuele, Suellen e Murilo.

O que é um Procedimento? 

Procedimento é uma descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de uma atividade. Eles são à base da gestão cotidiana; são estáveis, mas podem ser aperfeiçoados em função das necessidades de trabalho.

Na Solução Engenharia em Madeiras, adotamos para os nossos procedimentos a nomeação P.S.I.U! (Programa de Sistemas Internos Unificados), com a proposta de que cada setor tenha seus procedimentos documentados e sempre a disposição para eventuais consultas e atualizações. 

A padronização é importante, pois minimiza a ocorrência de desvios na execução de tarefas dentro da empresa, independente de quem as realize. Dentro do assunto dos procedimentos, visando a produtividade, outra metodologia abordada na empresa são os 5'S. 




Metodologia dos 5'S

Os 5'S surgiram nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra mundial concebido por Kaoru Ishikawa em 1950. 

Objetiva melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuindo os desperdícios, reduzindo os custos e aperfeiçoando a produtividade.

É conhecido por 5’S uma vez que o nome original de cada etapa inicia com a letra "S", como veremos a seguir;

SEIRI - senso de utilização ou de descarte

SEITON - senso de ordenação ou de arrumação 

SEISO - senso de conservação ou de limpeza

SEIKETSU – senso da saúde

SHITSUKE - senso de autodisciplina

Cada etapa visa cuidar de uma área da organização, tornando-a mais produtiva e permanente!




Acompanhe o registros realizados!


Setor Painéis

Setor Painéis

Setores Calha e Manutenção

Setores Calha e Manutenção

Setores Corte e Preparação

Setores Expedição e Almoxarifado

Setores Expedição e Almoxarifado

Setor Marcenaria

Setores Marcenaria e Portaria

Setor Marcenaria

Setor Tesoura










Nenhum comentário:

Postar um comentário